Aruanã
Osteoglossum bicirrhosum
(Cuvier, 1829)
​
Família: Osteoglossidae
​
Nomes Populares: Aruaná, Sulampa,
Macaco d’agua, Língua de osso.
​
Tamanho:Porte grande, pode alcançar até 1,0 m e pesar 6kg.
Biologia
São peixes carnívoros, que saltam da água para pegar grandes insetos e pequenos animais. Esses peixes são capazes de se adaptar em águas com baixas concentrações de oxigênio. A sua reprodução se dá durante o período de cheias dos rios, carregam as ovas e os alevinos na boca e possuem cuidado com a prole.
​
Morfologia
Apresentam corpo alongado, onde as nadadeiras dorsal e anal quase se fundem com a nadadeira caudal. Possuem dois barbilhões no maxilar inferior.
Os Aruanãs são peixes de escamas grandes e de coloração branca, as quais ficam avermelhadas no período de desova. No dorso escamas esverdeadas e no centro do flanco escamas prateadas ou douradas. A posição superior da boca permite a captura de suas presas, enquanto nada por baixo.
Habitat
São peixes de fundo e meia água (bentopelágicos), de clima tropical, que habitam rios, lagos, igarapés e florestas inundadas. Faixa ótima de temperatura entre 24 a 30 ºC..
Distribuição geográfica
Ocorre nos rios da bacia Amazônica, no rio Rupununi na Guiana e no rio Oiapoque na Guiana Francesa.
​
Potencial para cultivo
É um peixe muito apreciado por aquaristas e altamente valorizado no mercado de peixes ornamentais. O Aruanã é um peixe admirado por muitos, isso se deve a sua coloração e formato do corpo, mas também é utilizado para fins alimentícios.