Branquinha
Curimata inornata
Vari, 1989
​
Família: Curimatidae
​
Nomes Populares: Coaca.
​
Tamanho: Porte pequeno, pode alcançar até 20 cm.
Biologia
A Branquinha forma grandes cardumes que deslocam-se em movimentos migratórios, durante o início da enchente, deixando os lagos em busca de locais mais adequados para a reprodução. Também fazem migração para a várzea durante a cheia, em busca de alimentos. Quanto à alimentação, é baseada principalmente emdetritos acumulados no fundo dos lagos ou nos remansos dos rios, consumindo matéria orgânica floculada, algas e microrganismos.
​
Morfologia
Possui corpo relativamente alongado e comprimido, perfil ventral do corpo suavemente curvado da ponta do maxilar inferior ao pedúnculo caudal e região pré-ventral achatada. Conta com escamas prateadas com coloração uniformemente clara. Sua nadadeira anal possui nove raios ramificados.
Habitat
Ocorre principalmente em lagos e lagoas associadas aos rios.
​
Distribuição geográfica
América do Sul: bacias dos rios Tocantins e Amazonas.
Potencial para cultivo
É uma espécie de interesse piscícola que vem ganhando destaque para o cultivo, o que se deve ao fato de reunir características desejáveis do ponto de vista da criação, como possibilidade de controle da reprodução por indução hormonal, boa aceitação por alimentação artificial e crescimento rápido.
Período de defeso
15 de novembro a 15 de março.