Matrinxã
Brycon amazonicus
(Agassiz, 1829)
Família: Bryconidae
Nomes Populares: Jatuarana.
Tamanho: Porte grande, pode alcançar até 46 cm e pesar 5 kg.
Biologia
É um peixe onívoro que se alimenta de frutos, sementes, flores, insetos. Os jovens e pré-adultos têm maior preferência por peixes e artrópodes, enquanto os adultos preferem frutos e sementes. Faz migração reprodutiva no início da enchente, quando desce os afluentes para desovar nos rios de águas claras.
Realiza migração trófica, quando sobe os rios, na enchente/cheia, para se alimentar na floresta alagada. Além disso, faz também deslocamentos de dispersão, quando deixa as áreas que estão secando e penetram nos leitos dos rios.
Os alevinos e jovens habitam as áreas de várzea, no período que vai da enchente até a seca; os adultos e jovens recrutados das áreas de várzea fazem “arribação”, isto é, dispersam rio acima no período da seca.
A pré-desova, que corresponde à fase de repouso e início da maturação gonadal, ocorre enquanto os adultos permanecem no canal dos afluentes, no período de seca; o comprimento padrão médio de primeira maturação sexual se dá em torno de 32 centímetros.
Morfologia
Possui corpo alongado, boca terminal com dentes finos e afiados. Sua coloração é prateada, tendo o dorso e as nadadeiras mais escuros.
Habitat
Habitam rios com águas claras e lagos, são peixes de fundo e meia água (bentopelágicos) e de clima tropical. Faixa ótima de temperatura entre 18 a 36 °C e pH de 6,4 a 8,8.
Distribuição geográfica
América do Sul: rio Amazonas e seus principais afluentes no Brasil; bacia dos rios Orinoco e Essequibo.
Potencial para cultivo
É uma espécie de interesse piscícola que vem ganhando destaque para o cultivo, o que se deve ao fato de reunir características desejáveis do ponto de vista da criação, como possibilidade de controle da reprodução por indução hormonal, boa aceitação por alimentação artificial e crescimento rápido.
Período de defeso
15 de novembro a 15 de março.