Pirarara
Phractocephalus hemioliopterus
(Bloch & Schneider, 1801)
​
Família: Pimelodidae
​
​
Nomes Populares: Parabebe, Pirabepre, Cajaro.
​
Tamanho: Porte grande, pode alcançar até 1,30 m e 80 kg.
Biologia
É um peixe onívoro, sua alimentação se baseia em crustáceos, peixes e frutos. Sua reprodução se dá uma vez por ano e faz migração, quando sobe as cabeceiras dos rios para a desova.
​
Morfologia
A Pirarara é um peixe de couro, de corpo robusto. Sua cabeça é ossificada, achatada e grande, assim como as nadadeiras adiposa, dorsal e anal de cor alaranjada brilhante. Apresenta coloração do corpo cinza-escura, com uma faixa longitudinal branco-amarelada ao longo dos flancos, indo da cabeça à nadadeira caudal. Estas características fazem da Pirarara um dos peixes mais coloridos da bacia amazônica.
Habitat
Habita poços e canais dos médios e grandes rios. São peixes migradores de clima tropical. Faixa ótima de temperatura 20 a 26 °C e pH de 5,5 a 6,0.
​
Distribuição geográfica
América do Sul: bacias Amazônica, Araguaia-Tocantins e do Orinoco.
Potencial para cultivo
A Pirarara é utilizada no aquarismo jumbo (exposto em grandes aquários de parques e museus), também é cultivada para a engorda. Sua carne apresenta sabor forte e gordura em excesso. Trata-se de um peixe robusto, vigoroso, com rápido crescimento, se adapta aos diversos sistemas de produção e apresenta fácil manejo. É uma espécie com alto valor agregado.