Sarda amarela
Pellona castelnaeana
Valenciennes, 1847.
Família: Pristigasteridae.
Nomes Populares: Apapá, Apapá
amarelo.
Tamanho: Porte grande, pode alcançar até 60 cm e pesar 3 kg.
Biologia
É uma espécie carnívora, alimentando-se de insetos e pequenos peixes na superfície da água. A sarda amarela realiza migração para desovar.
É um dos poucos representantes da ordem dos Clupeiformes exclusivamente de água doce. Possui boca superior, grande e protrátil e olhos bem desenvolvidos, eficientes em capturar principalmente pequenos peixes que ficam na superfície da água. Alimenta-se também de pequenos crustáceos
Morfologia
É um peixe de escamas, com corpo comprimido, cabeça pequena, boca pequena, ligeiramente voltada para cima. Possui região pré-ventral serrilhada, nadadeira adiposa e linha lateral geralmente ausente. Possui coloração amarelada e parte inferior da nadadeira caudal escura.
Habitat
É um peixe que habita a superfície e meia água (pelágico), ocorrendo em rios, lagos e matas inundadas. Pequenos cardumes são comuns em corredeiras.
Distribuição geográfica
América do Sul: Sistema Amazônico (Iquitos na Amazônia peruana e rio Ambyiacos no Equador até Amazonas e Pará), às Guianas (área do lago Amuku, onde os sistemas Amazonas e Essequibo se unem em anos úmidos).