top of page

Tambaqui

Colossoma macropomum  (Cuvier, 1816). Tambaqui
Período Defeso

Colossoma macropomum

(Cuvier, 1816)

Família: Serrasalmidae

Nomes Populares: Bocó, Tamba.

Tamanho: Porte grande, pode alcançar até 1,0 m e pesar 53 kg.

Biologia
  Espécie onívora, os adultos consomem basicamente frutos e sementes, tendo zooplâncton como complemento. É o único peixe de grande porte na Amazônia que possui rastros branquiais longos e fortes dentes molariformes, sendo uma característica anatômica singular que lhe permite alimentar-se tanto de zooplâncton quanto de frutos e sementes. Penetra nos afluentes de menor porte para explorar as matas alagadas na enchente e cheia e se desloca para os rios de águas barrentas para desovar. 

  A idade média dos indivíduos sexualmente maduros é de três a quatro anos, quando atingem cerca de 6,3kg. O período de vida é longo, de pelo menos 13 anos, tendo sido calculada uma expectativa de vida de aproximadamente 17 anos.

Habitat
  São peixes de clima tropical e bentopelágicos, ou seja, vivem tanto em profundidade, como na coluna d’água. Faixa ótima de temperatura em ambientes naturais de 25 a 34 ºC e pH de 7,0 a 8,0. Em cativeiro, tempetura de 27 a 30 ºC e pH de 4,0 a 6,5.

Distribuição geográfica 

  América do Sul: bacias do Amazonas e Orinoco como nativo.

Colossoma macropomum  (Cuvier, 1816). tambaqui

Potencial para cultivo

  O Tambaqui é a espécie amazônica mais cultivada do Brasil pelo fato de ser considerada rústica, sobrevivendo em águas pobres em minerais e sendo resistente a doenças. É uma espécie que possui características que agradam o mercado consumidor, como a carne saborosa.


Período de defeso
 1° de outubro a 31 de março.

Colossoma macropomum  (Cuvier, 1816). tambaqui
Colossoma macropomum  (Cuvier, 1816). tambaqui
bottom of page