Jacundá
Crenicichla inpa
Ploeg, 1991
Família: Cichlidae
Nomes Populares: Joaninha.
Tamanho: Porte pequeno, pode alcançar até 18,4 cm.
Biologia
Compõe o grupo dos principais predadores em muitos riachos da América do Sul, se alimenta de uma variedade de presas, incluindo peixes, micro e macrocrustáceos, invertebrados, camarões, moluscos. Um fato curioso é que, aparentemente, espécies diferentes deste grupo que co-habitam, costumam dividir os recursos alimentares.
Morfologia
Focinho pontiagudo com boca larga. Maxila estendendo-se abaixo da órbita. Espinhos dorsais aumentando gradualmente. Mancha em formado arredondado, circundada por um anel de luz, situada acima da base da nadadeira caudal. As espécies de Crenicichla apresentam grande variação morfológica, isso é evidenciado na problemática taxonômica que permeia este grupo.
Habitat
Ambientes lóticos, com banco de areia, pedrais ou folhiços, podendo ocorrer também em lagos. Faixa ótima de temperatura entre 26 a 29 °C e pH de 6,5 a 7,5.
Distribuição geográfica
É registada em uma vasta área da bacia do rio Amazonas no Brasil.
Potencial para cultivo
Os Jacundás são espécies apreciadas no aquarismo, tem comportamento bastante variável, porém com forte tendência a ser agressivo, chamando a atenção dos aquaristas jumbo (termo utilizado para o hobby que consiste no cultivo ornamental de peixes de grande porte).