Jaraqui
Semaprochilodus insignis
(Jardine, 1841)
Família: Prochilodontidae
Nomes Populares: Jaraqui açu, Jaraqui escama grande, Jaraqui escama grossa, Jeraqui.
Tamanho: Porte médio, pode alcançar até 35 cm.
Biologia
É um peixe herbívoro, detritívoro, alimentando-se de plantas superiores e resíduos do fundo, como lodo. É uma espécie que realiza migrações de grandes distâncias em enormes cardumes, de acordo com a época do ano. A primeira migração ocorre na estação chuvosa, para a reprodução, quando migram para as cabeceiras dos rios.
Percorrem centenas de quilômetros e geralmente são vistos pulando pelas corredeiras, de um modo semelhante aos salmões, voltando ao seu local de origem para realizarem a desova.
Após a desova, os ovos fertilizados ficam à deriva junto às várzeas ricas em nutrientes, funcionando como uma espécie de berçário para os alevinos se desenvolverem.
Morfologia
O Jaraqui é um peixe de escamas grossas em formato ciclóide, que possui corpo alongado e um pouco irregular. Sua coloração é prateada, com tons esverdeados ao marrom e listras na nadadeira caudal.
Habitat
É uma espécie bentopelágica, migradora de clima tropical. Faixa ótima de temperatura entre 22 a 26 °C e pH de 5,5 a 7,2.
Distribuição geográfica
O Jaraqui está distribuído na América do Sul, na bacia Amazônica e rios tributários.
Potencial para cultivo
Por ser uma espécie colorida, tem gerado grande interesse nos aquaristas. Se adapta ao ambiente do aquário e aceita a maioria dos alimentos oferecidos.
Período de defeso
15 de novembro a 15 de março.