Jaú
Zungaro zungaro
(Humboldt, 1821)
Família: Pimelodidae
Nomes Populares: Jundiá-de-lagoa.
Tamanho: Grande porte, pode alcançar até 1,90 m e pesar 100 kg.
Biologia
O Jaú é um peixe de couro da bacia Amazônica com hábitos alimentares carnívoros/onívoros, com tendência a piscívoros, ou seja, captura preferencialmente outros peixes para se alimentar. Sua reprodução ocorre com cerca de 75 a 109 centímetros, nas cabeceiras dos rios, para onde realiza migrações, sendo os ovos e larvas carreados pela correnteza até que as formas jovens cheguem aos estuários, considerados berçários dessa espécie. Esse peixe também realiza migrações alimentares.
Morfologia
O Jaú possui corpo roliço, cabeça comprida e achatada, boca bem desenvolvida e nadadeiras peitorais e dorsal com espinhos. Sua coloração é escura ou verde-amarelado e o ventre esbranquiça
Habitat
O Jaú é uma espécie que habita rios de águas doces, cachoeiras e poços profundos. Faixa ótima de temperatura de 20 a 24 ºC e pH de 6,5 a 7,2.
Distribuição geográfica
Sua distribuição se estende na América do Sul, nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco.
Potencial para cultivo
O Jaú é um bagre amazônico de grande porte, muito apreciado na pesca esportiva e na culinária e com potencial para piscicultura. No entanto, seus hábitos alimentares piscívoros/onívoros representam um desafio para a produção de dietas artificiais específicas pela indústria de alimentos balanceados. O maior entrave, porém, diz respeito à falta de conhecimento sobre sua biologia reprodutiva, o que limita o desenvolvimento de tecnologias para produção de alevinos, de forma que não há relatos sobre reprodução em cativeiro para a espécie.