Mandubé
Biologia
O Mandubé é um peixe de couro, que recebeu o nome popular “palmito” pela maciez e pelo sabor de sua carne, muito diferenciada em relação às outras espécies de couro. É um peixe carnívoro, alimentando-se de peixes e invertebrados (camarões e insetos). Sua reprodução costuma acontecer no período das cheias, com as inundações das margens dos rios, entre os meses de novembro e fevereiro. Nesse período, o peixe realiza a piracema.
Morfologia
O Mandubé possui cabeça larga, achatada e pouco desenvolvida, apresentando algumas manchas ovais negras e uma boca muito grande. Já a abertura branquial é pequena. Uma das características marcantes da família são os olhos grandes, situados nas laterais, que lhe favorecem a visão. Possui raios duros nas nadadeiras dorsal e anal e barbilhão ossificado. Sua coloração é azul escura, no dorso, e o seu flanco é amarelado, clareando em direção ao ventre.
Habitat
O Mandubé habita o fundo dos leitos de rios de médio e grande portes, com águas escuras e barrentas, bem como os remansos entre as corredeiras.
Distribuição geográfica
Essa espécie é distribuída nas bacias Amazônica, do Araguaia-Tocantins e do Prata.